Zelenskiy diz “façamos um acordo” e oferece a Trump parceria mineral em troca de segurança.
Zelenskiy diz “façamos um acordo” e oferece a Trump parceria mineral em troca de segurança.
KIEV (Reuters) – Durante uma entrevista para a Reuters nesta sexta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, examinou um mapa que já foi secreto contendo grandes depósitos de terras raras e outros minerais críticos, para tentar convencer o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a fazer um acordo.
O republicano, cujo governo pressiona para um fim rápido da guerra da Ucrânia com a Rússia, afirmou na segunda-feira que os ucranianos deveriam fornecer terras raras e outros minerais aos EUA em troca do apoio financeiro para a guerra.
“Se estamos falando de um acordo, façamos um acordo, somos a favor dele”, afirmou Zelenskiy, enfatizando a necessidade de a Ucrânia ter garantias de segurança de seus aliados como parte de qualquer trato.
No ano passado, a Ucrânia ventilou a ideia de abrir seus minerais críticos ao investimento de aliados, ao apresentar o “plano da vitória” que busca situar o país em posição mais forte nas negociações e forçaria a Rússia a sentar-se à mesa.
Zelenskiy afirmou que menos de 20% dos recursos minerais da Ucrânia — e metade de seus depósitos de terras raras — estão em terras ocupadas pela Rússia.
Terras raras são importantes para a manufatura de ímãs de alta performance, motores elétricos e eletrônicos de consumo. Zelenskiy alertou que Moscou pode liberar tais recursos para a Coreia do Norte e o Irã, inimigos declarados dos EUA.
“Precisamos parar Putin e proteger o que temos: uma região do Dnipro muito rica, no centro da Ucrânia”, afirmou.
As tropas russas vêm ganhando terreno no leste do país há meses, investindo enormes recursos em uma ofensiva implacável. Enquanto isso, o Exército muito menor de Kiev luta contra a escassez de soldados e se preocupa com futuros suprimentos de armas vindos do exterior.
Leia mais em: Notícias Agrícolas
👨🌾🌎 O Agronegócio conectado a você.
#CampoMais#Agronegócio#NotíciasDoAgro#InformaçãoRural#ProdutorRural#InovaçãoNoCampo#AgroConectado