agosto 16, 2025

BASF, Corteva Agriscience e M.S. Technologies, L.L.C. assinam acordo para lançar no Brasil, até o final desta década, combinação de biotecnologias de soja inédita no setor

BASF, Corteva Agriscience e M.S. Technologies, L.L.C. anunciam acordo de licenciamento para incluir o novo trait de soja resistente a nematoides (NRS, em inglês) na soja Enlist E3® e Conkesta E3® para os agricultores brasileiros. O trait NRS oferece a primeira solução biotecnológica para o controle eficiente dos nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e dos nematoides do cisto da soja (Heterodera glycines) – pragas microscópicas de difícil controle que ameaçam a produtividade da soja.

“Este novo trait disruptivo foi desenvolvido pela BASF e tem demonstrado mais de 90% de controle de nematoides de lesões radiculares em mais de 160 testes de campo nos últimos 7 anos”, disse Adolfo Vitorio Ulbrich, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Sementes da BASF Soluções para Agricultura na América Latina. “Estamos entusiasmados em cooperar com a Corteva e a M.S. Technologies, L.L.C. para trazer ao agricultor brasileiro o primeiro evento biotecnológico disponível comercialmente para a soja, a fim de fornecer uma ferramenta inovadora e essencial para combater os nematoides”.

O sistema de controle de plantas daninhas Enlist® é líder nos Estados Unidos para os mercados de soja, milho e algodão, e continua crescendo em adoção por agricultores na América Latina e em outras regiões. As sementes de soja Enlist E3 são tolerantes aos herbicidas 2,4-D sal colina, glifosato e glufosinato, oferecendo aos produtores mais opções de herbicidas para o manejo de plantas daninhas resistentes e de difícil controle. Além disso, a soja Conkesta E3 incorpora duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac) para o manejo das principais lagartas nos cultivos de soja, uma opção sob medida para os agricultores da América Latina.

“Estamos contentes com a oportunidade de combinar nossa tecnologia de soja Enlist E3 e Conkesta E3 com o trait de soja que traz a resistência a nematoides (NRS) da BASF, oferecendo aos produtores de todo o Brasil uma nova ferramenta para ajudar na proteção contra o Pratylenchus brachyurus e o nematoide do cisto da soja”, disse Christian Pflug, diretor de Licenciamento da Corteva para o Brasil e Paraguai.

Os eventos transgênicos presentes nas variedades de soja Enlist E3 e Conkesta E3 foram desenvolvidos e são de propriedade conjunta da Corteva e da M.S. Technologies, L.L.C. “Desde o início, a M.S. Technologies, L.L.C. tem se concentrado no desenvolvimento da genética de soja de mais alto desempenho do setor”, disse Joe Merschman, presidente da M.S. Technologies, L.L.C. “Combinar a genética Enlist E3 e Conkesta E3 da M.S. Technologies, L.L.C. com esse novo trait NRS da BASF, representa uma mudança radical na proteção de valor para os produtores de soja da América do Sul.

BASF, Corteva e M.S. Technologies, L.L.C. preveem que as variedades comerciais, contendo a inovação tecnológica do trait NRS da BASF na soja Enlist E3 e Conkesta E3, estarão disponíveis para os agricultores no Brasil até o final desta década ou início da próxima, dependendo das revisões regulatórias aplicáveis e da conclusão dos testes de campo. Outros países também são uma possibilidade.

Os termos do acordo não foram divulgados.

Fonte: BASF

BASF, Corteva Agriscience e M.S. Technologies, L.L.C. assinam acordo para lançar no Brasil, até o final desta década, combinação de biotecnologias de soja inédita no setor

Vale do Araguaia tem grande potencial e