agosto 13, 2025

Torrefadores do Brasil temem café falso com alta nos preços

Torrefadores do Brasil temem café falso com alta nos preços

SÃO PAULO, 5 de fevereiro (Reuters) – A indústria brasileira de café está preocupada que os preços elevados da commodity estejam levando algumas empresas a expandirem a oferta do que chamam de café falso no mercado local, na tentativa de atrair consumidores afetados pelo aumento dos custos.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) identificou recentemente, em supermercados, produtos em pó comercializados como café, mas que, na verdade, contêm pouca ou nenhuma quantidade do grão.

“É uma tentativa clara de enganar os consumidores”, disse Celirio Inácio da Silva, diretor executivo da ABIC, acrescentando que esses pós podem conter resíduos de café, como cascas ou folhas, além de outras polpas vegetais e aromatizantes artificiais.

Os preços do café no Brasil — maior produtor mundial do grão e segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos — aumentaram mais de 50% nos últimos três meses. No mercado global, os preços atingiram níveis recordes devido à oferta reduzida, causada por problemas climáticos em países produtores.

A ABIC afirmou que entrou em contato com órgãos de fiscalização sanitária do Brasil e com o Ministério da Agricultura para verificar se esses produtos estão sendo vendidos legalmente.

Um dos produtos citados é o Oficial do Brasil, cuja embalagem se assemelha a marcas tradicionais de café torrado e moído, exibindo a imagem de uma xícara quente da bebida.

Na descrição da embalagem, lê-se “bebida sabor tradicional de café”. Em letras menores, na parte inferior, aparece a informação “aroma artificial de café”.

“Nunca dissemos que era café”, afirmou a Master Blends, empresa responsável pela produção do Oficial do Brasil, em comunicado.

“Criamos um produto para atender uma classe de consumidores que sofre com os preços elevados”, acrescentou a empresa, ressaltando que o produto tem aprovação governamental.

A Anvisa, agência reguladora de alimentos e medicamentos do Brasil, não respondeu imediatamente ao pedido de comentário sobre o status de aprovação do produto.

Atualmente, esses produtos são vendidos no Brasil por cerca de um terço do preço do café tradicional.

Torrefadores do Brasil temem café falso com alta nos preços

JBS pagará US$ 83,5 milhões em novo

Torrefadores do Brasil temem café falso com alta nos preços

Corteva registra perda menor no quarto trimestre,